“A teoria do estado Flow ou de Fluxo desenvolvida na década de 70 por Mihály Csíkszentmihályi, célebre estudioso da psicologia positiva, mostra que quanto mais experimentamos momentos de concentração e conexão, ampliam-se a fluidez entre o corpo e a mente na experiência do aqui e agora, tornando as atividades mais estimulantes e prazerosas. Esse nível de concentração, permeado pela “presença plena”, faz com que as pessoas se sintam mais conectadas e engajadas nas suas ações.
Podemos experimentar esse estado emocional positivo em várias áreas da vida. E, no momento em que isso ocorre, nos sentimos nutridos pela sensação da experiência máxima, algo parecido como o “néctar dos Deuses”.
A vida profissional é uma das formas mais concretas de deixarmos fluir a energia abundante. Quando um desafio é lançado e, há um grande investimento de energia na entrega de qualidade, os recursos criativos e o autocontrole emocional, geram a sensação de bem-estar e de produtividade, promovendo aumento da performance e do aprendizado.
A maioria das nossas atividades humanas, é desenvolvida e aprimorada nos momentos de trocas. Elas variam pela intensidade e frequência, assim, o estado flow pode ser alcançado, tanto no individual como no coletivo. Quando uma conversa amigável e produtiva se desenvolve, há uma intensa produção de insights, que proporciona a sensação de descobertas de algo obscuro. Enfim, nesses momentos, aumentam-se as possibilidades de sentirmos a vibração da energia humana, multiplicando-se exponencialmente!
O estado de fluxo é o contraponto do estado de sofrimento e das insatisfações no trabalho. O profissional que não se identifica com o que faz e produz, vai na direção contrária ao flow, uma vez que sente sua energia consumida pelos inúmeros conflitos do dia a dia.
Para gerar momentos positivos, é necessário a integração: dos desafios; dos esforços e das competências exigidas pelo cargo ocupado. Do contrário, a performance e os resultados estarão sempre aquém do esperado. O foco no planejamento da carreira, propõe a consciência da responsabilidade e da maturação da condição de autonomia; aspectos indispensáveis para uma carreira tecida por momentos memoráveis.
Seria possível seguirmos o fluxo natural das atividades em situações constrangedoras e opressoras? Quanto mais flow, mais saúde emocional e,
quanto mais saudáveis nos encontramos, há maior liberação de fluxo da energia vital. Eis um bom alimento para a vida como um todo!
Condições presentes para o estado de flow.
Nesses momentos, as horas passam como se fossem minutos, por que geram prazer e um desejo de alçar novos vôos. E, naturalmente desfrutamos da gratidão e do empoderamento pessoal.”
Cristina Consalter
Qualquer fundador de empresas que gerou prosperidade ao longo do tempo, possui algumas características predominantes, dentre elas: a capacidade de lidar com riscos, alto nível de energia, inspiração, foco e visão de negócios apurada. Compreender a sua trajetória de vida e de carreira, assim como o seu modo de enfrentar as situações críticas e aprender com os erros, faz parte dos desafios da Mentoria de carreira para o programa de sucessão familiar.
“A carreira profissional tem sofrido intensas mudanças nas últimas décadas, diante do impacto da tecnologia sobre o comportamento humano no trabalho. A perspectiva da longevidade na mesma profissão e empresa, cederam lugar a um cenário mais complexo: o surgimento de novas categorias profissionais e a criação de diferentes modalidades de trabalho. E, a partir das mudanças de comportamento do consumidor, ampliaram-se o leque de opções de carreira.
"A liderança ressonante é um tema de vital importância para o mundo corporativo. A origem do termo ressonância, vem do latim resonare, ressoar. De acordo com a definição do Oxford English Dictionary, representa o prolongamento de sons pela vibração da sincronicidade das ondas eletromagnéticas, que ressoam entre as partes e geram um tom emocional positivo.