“ Qualquer fundador de empresas que gerou prosperidade ao longo do tempo, possui algumas características predominantes, dentre elas: a capacidade de lidar com riscos, alto nível de energia, inspiração, foco e visão de negócios apurada. Compreender a sua trajetória de vida e de carreira, assim como o seu modo de enfrentar as situações críticas e aprender com os erros, faz parte dos desafios da Mentoria de carreira para o programa de sucessão familiar.
É preciso muita inspiração e resiliência para ser empreendedor em um cenário mutante, aonde predominam incertezas e volatilidade do Mercado. A paixão pela realização faz parte da mentalidade de quem construiu um patrimônio e deseja vê-lo sustentável na linha do tempo. Porém, um novo dilema se apresenta ao longo do tempo: como preparar o herdeiro para assumir uma posição de liderança, tendo em vista o planejamento da sucessão familiar?
De fato, trata- se de um trabalho delicado, uma vez que existe uma lacuna de experiências entre o protagonista que construiu uma história de vida dedicada aos negócios, e o herdeiro que vem de uma geração com uma mentalidade diferente e tem uma longa caminhada de aprendizado pela frente. Nesse momento, é importante a clareza para identificar se o herdeiro possui alguns atributos básicos e o quanto está disposto a desenvolver-se para perpetuar a missão de conduzir a empresa com valores éticos, firmeza e longevidade.
O ato de passar e de receber o bastão do poder é revestido de alta complexidade, já que trata-se de um processo que envolve o entrelaçamento de papéis dos membros da família, sendo que muitas vezes há um emaranhado difícil de ser enfrentado. Quando se apresentam vários herdeiros, as emoções costumeiramente perturbam a racionalidade na tomada de decisão do Sucessor, uma vez que o ciúmes e a rivalidade entre irmãos geram entraves delicados que requerem uma ajuda externa para a escolha e preparação dos herdeiros e sucessores.
Porém, nem sempre os herdeiros têm interesse de atuar na empresa como executivos, muitos desenvolveram talentos em áreas diametralmente opostas ao negócio de família e desejam adotar um estilo de vida menos tradicional. Porém, àqueles que desejam ocupar um lugar na empresa necessitam de apoio na preparação dessa jornada da carreira.
Esse apoio também pode ser oferecido ao Fundador, uma vez que é natural apresentar-se com ambuiguidade, diante da árdua tarefa de reconhecer sua finitude e preparar-se para abrir mão de um papel ativo e dinâmico, planejando o seu afastamento da Gestão da empresa de modo gradativo e confiante.
Em minhas experiências na Mentoria de carreira para jovens em processo de sucessão, tenho observado tensão e baixo nível de autoconfiança, pois desejam ocupar o lugar do Patriarca ou Matriarca e ao mesmo tempo, temem não estarem à altura das expectativas e necessidades da empresa, já que naturalmente, lhes falta uma bagagem mais consistente de experiências.
Nesse momento, é fundamental obter clareza sobre o que se espera dos jovens na qualidade de futuros dirigentes e quais serão os principais desafios e habilidades a serem lapidados. A construção de um alinhamento de expectativas entre sucessor e sucedido, requer apoio, clareza e orientação consistente para a mudança de mentalidade e o desenvolvimento de conhecimentos e práticas que incluam a possiblidade de inovação ao considerar as tradições da empresa".
Cristina Consalter
Qualquer fundador de empresas que gerou prosperidade ao longo do tempo, possui algumas características predominantes, dentre elas: a capacidade de lidar com riscos, alto nível de energia, inspiração, foco e visão de negócios apurada. Compreender a sua trajetória de vida e de carreira, assim como o seu modo de enfrentar as situações críticas e aprender com os erros, faz parte dos desafios da Mentoria de carreira para o programa de sucessão familiar.
“A carreira profissional tem sofrido intensas mudanças nas últimas décadas, diante do impacto da tecnologia sobre o comportamento humano no trabalho. A perspectiva da longevidade na mesma profissão e empresa, cederam lugar a um cenário mais complexo: o surgimento de novas categorias profissionais e a criação de diferentes modalidades de trabalho. E, a partir das mudanças de comportamento do consumidor, ampliaram-se o leque de opções de carreira.
"A liderança ressonante é um tema de vital importância para o mundo corporativo. A origem do termo ressonância, vem do latim resonare, ressoar. De acordo com a definição do Oxford English Dictionary, representa o prolongamento de sons pela vibração da sincronicidade das ondas eletromagnéticas, que ressoam entre as partes e geram um tom emocional positivo.