"A liderança ressonante é um tema de vital importância para o mundo corporativo. A origem do termo ressonância, vem do latim resonare, ressoar. De acordo com a definição do Oxford English Dictionary, representa o prolongamento de sons pela vibração da sincronicidade das ondas eletromagnéticas, que ressoam entre as partes e geram um tom emocional positivo.
É inegável que as empresas necessitam desenvolver seus talentos, não somente para a execução das estratégias, mas também, para um ambiente propício à colaboração e inovação. E, isso requer um repertório de habilidades comportamentais, pouco explorados pela maioria dos Gestores, dentre elas: ser confiável e ressonante.
A mudança de mentalidade na gestão de pessoas é um grande desafio para a transformação da cultura organizacional, pois nenhuma organização é capaz de se reinventar, quando os seus dirigentes são pouco sensíveis à complexidade da dinâmica do mundo do trabalho.
As lideranças mais preparadas são inspiradoras e confiantes, por vislumbrarem possibilidades de construir cenários futuros baseados em estudos, pesquisas, visão compartilhada e o feeling apurado. E, isso não se conquista do dia para a noite, ao contrário, requer tempo, investimento de tempo, energia, perseverança e transparência no diálogo, entre os vários atores organizacionais.
No mundo corporativo, observamos líderes de todos os tipos: os ressonantes e os dissonantes (ressonância negativa) e, a marca registrada de cada estilo, é revelada pelo conjunto de valores, pela visão de mundo e pelo modo como interagem com o ambiente e promovem apoio frente aos resultados esperados.
No entanto, é por meio da consciência do propósito da liderança e, da construção da relação de confiança, que se favorece a exploração do aprendizado e da comunicação ressonante. Ser um líder ressonante, é a palavra de ordem! Essa competência, aumenta exponencialmente à predisposição dos colaboradores ao engajamento e à busca de soluções criativas no dia a dia do trabalho.
O clima positivo e o bom-humor são ressonantes e contribuem consideravelmente para os bons resultados organizacionais. No entanto, o Líder que gera dissonância, por não criar empatia com o grupo, tende a julgar o comportamento dos colaboradores, não compreendendo as suas emoções e tampouco as do seu time.
Por outro lado, o líder ressonante é reconhecido por proporcionar um ambiente de trabalho saudável, aonde são visíveis: a interação e a mobilização dos esforços coletivos para os objetivos da equipe e da organização. Tais atitudes, criam um belo sincronismo em uma orquestra afinada, por meio dos seus talentos diferenciados.
Somente quando o Líder atua de forma ressonante, percebe-se capaz de aproximar as pessoas, buscar conexão, diálogo e, entender as suas necessidades, de forma sensível e humanizada. Nesse sentido, faz uso de um repertório de habilidades da inteligência emocional. Dentre elas: a autoconsciência, a autogestão das emoções, a empatia e o relacionamento social, que funcionam como verdadeiros pilares para o desenvolvimento do comportamento ressonante."
Cristina Consalter
Qualquer fundador de empresas que gerou prosperidade ao longo do tempo, possui algumas características predominantes, dentre elas: a capacidade de lidar com riscos, alto nível de energia, inspiração, foco e visão de negócios apurada. Compreender a sua trajetória de vida e de carreira, assim como o seu modo de enfrentar as situações críticas e aprender com os erros, faz parte dos desafios da Mentoria de carreira para o programa de sucessão familiar.
“A carreira profissional tem sofrido intensas mudanças nas últimas décadas, diante do impacto da tecnologia sobre o comportamento humano no trabalho. A perspectiva da longevidade na mesma profissão e empresa, cederam lugar a um cenário mais complexo: o surgimento de novas categorias profissionais e a criação de diferentes modalidades de trabalho. E, a partir das mudanças de comportamento do consumidor, ampliaram-se o leque de opções de carreira.
"A liderança ressonante é um tema de vital importância para o mundo corporativo. A origem do termo ressonância, vem do latim resonare, ressoar. De acordo com a definição do Oxford English Dictionary, representa o prolongamento de sons pela vibração da sincronicidade das ondas eletromagnéticas, que ressoam entre as partes e geram um tom emocional positivo.