A gestão da carreira profissional

“A carreira profissional tem sofrido intensas mudanças nas últimas décadas, na medida das mudanças tecnológicas e seus impactos no comportamento humano. As carreiras no mundo contemporâneo, tendem a ser associadas à trajetória profissional de cada indivíduo, independentemente da área de formação ou da organização em que essa trajetória se desenvolve.

A perspectiva de longevidade na profissão e o “casamento” sólido com a empresa, cederam lugar a um cenário mais complexo: o surgimento de novas categorias profissionais, que possibilitam a criação de novas formas de trabalho. A partir disso, ampliam-se o leque de opções de carreira.

Os profissionais que se deparam com dúvidas sobre a carreira atual, costumam sentir-se desconfortáveis e ansiosos diante do dilema de uma nova escolha. E quando buscam ajuda profissional, tomam consciência da importância de “revisitar” toda a trajetória da carreira, o que inclui, contabilizar suas experiências e competências desenvolvidas ao longo da jornada da vida profissional.

O caminho a ser trilhado, inclui a identificação dos seus valores pessoais, motivações, sonhos, hobbies, gaps comportamentais e técnicos, estilo de vida atual e realizações profissionais. No entanto, conhecer as crenças que atuam em torno da carreira e que influenciam a caminhada profissional é fundamental. Já que isso envolve o “trabalho” de desconstruir certos modos de pensar e agir, que geram verdadeiros obstáculos na gestão da carreira.

São inúmeras as necessidades a serem atendidas na gestão dacarreira. A preocupação não se dá apenas pela sobrevivência, muito mais do que isso, pela construção de uma carreira sustentável, que

 É importante destacar o valor do autoconhecimento nessa caminhada, uma vez que a transição de carreira, não se fará do dia para a noite. É preciso paciência e tempo de maturação, e no momento em que o profissional toma uma decisão assertiva, que lhe ofereça maior segurança, entrará na fase do planejamento da transição, que incluirá investimento de: tempo, energia, novos conhecimentos, competências e ferramentas que farão parte dessa nova etapa.

Uma transição precária de carreira, certamente levará o profissional à uma escolha idealizada ou aquém das suas potencialidades.  Dessa forma, a decisão será pouco ajustada à sua realidade e ao seu estilo de vida atual. Esse é um grande cuidado a ser tomado. Se a carreira ocupa uma posição de centralidade na vida das pessoas no mundo contemporâneo, por qual razão investir pouco tempo nela?”

Cristina Consalter

Outros posts

Desafios da Mentoria de carreira no processo de sucessão familiar

Qualquer fundador de empresas que gerou prosperidade ao longo do tempo, possui algumas características predominantes, dentre elas: a capacidade de lidar com riscos, alto nível de energia, inspiração, foco e visão de negócios apurada. Compreender a sua trajetória de vida e de carreira, assim como o seu modo de enfrentar as situações críticas e aprender com os erros, faz parte dos desafios da Mentoria de carreira para o programa de sucessão familiar.

Cuidados na gestão da carreira profissional

“A carreira profissional tem sofrido intensas mudanças nas últimas décadas, diante do impacto da tecnologia sobre o comportamento humano no trabalho. A perspectiva da longevidade na mesma profissão e empresa, cederam lugar a um cenário mais complexo: o surgimento de novas categorias profissionais e a criação de diferentes modalidades de trabalho. E, a partir das mudanças de comportamento do consumidor, ampliaram-se o leque de opções de carreira.

O impacto da liderança ressonante nos resultados organizacionais

"A liderança ressonante é um tema de vital importância para o mundo corporativo. A origem do termo ressonância, vem do latim resonare, ressoar. De acordo com a definição do Oxford English Dictionary, representa o prolongamento de sons pela vibração da sincronicidade das ondas eletromagnéticas, que ressoam entre as partes e geram um tom emocional positivo.